A maior unidade hoteleira de Fátima, com espaços e serviços diversificados, nasceu com um fim solidário: ser o suporte económico das missões da Congregação do Verbo Divino (SVD).
Para compreender a história do Steyler Fátima Hotel, tem que se recuar ao ano de 1875. No século XIX desenvolveu-se na Igreja da Europa uma consciência muito viva da responsabilidade missionária, sendo o Padre Arnaldo Janssen (de nacionalidade alemã) um verdadeiro exemplo. A 8 de setembro de 1875 fundou a Congregação dos Missionários do Verbo Divino. A sede não é na Alemanha, devido à política anticlerical de Bismark, mas na pequena aldeia de Steyl, já em território holandês. Desta fundação gerou-se um movimento missionário internacional que levou a SVD a todo o mundo.
Corria o ano de 1949 quando, na vila de Tortosendo, um grupo de padres e irmãos da SVD deram início a uma presença verbita em Portugal.
Também em Fátima se manifestou vontade de constituir uma comunidade verbita junto ao Santuário de Nossa Senhora. Assim, a 21 de setembro de 1954 fazia-se a abertura do ano letivo do novo Seminário.
A história do Hotel está inevitavelmente ligada ao nome de José Otto Popp, sacerdote SVD. Nascido na Alemanha em 1909, chega a Portugal em 1959 para assumir a função de superior regional. Consigo trouxe experiência suficiente para perceber a necessidade de criação de fundos económicos, a fim de consolidar a atividade missionária da Igreja. Fundou uma liga de benfeitores, denominada “Amigos de Fátima”, que se disponibilizaram a dar suporte económico às estruturas formativas em Portugal. Percebeu também que era necessário apostar na sustentabilidade económica, sem depender de benfeitores. Foi com esse objetivo que, em 1960, adquiriu a Pensão Iria, no local onde agora se encontra o Steyler Fátima Hotel e a Paramentaria Verbo Divino.
Para lhe dar uma identidade verbita, o P. Popp logo pediu para que se alterasse o nome da Pensão Iria para Casa Verbo Divino.
As transformações que foram ocorrendo na Casa Verbo Divino, tal como a aquisição de um novo bloco, aumentaram a capacidade da unidade hoteleira. Foi pedido ao Turismo a classificação de hotel, que lhe foi concedida, tornando-se no Hotel Verbo Divino, com 3 estrelas e 208 quartos.
Já em 2009, altera-se a designação do Hotel Verbo Divino para Steyler Fátima Hotel.
A escolha do nome recaiu nas origens da Sociedade – na pequena aldeia de Steyl, Holanda, local onde Arnaldo Janssen fundou, em 1875, a SVD.
A mudança de nome pauta-se pela necessidade de evidenciar o carácter internacional do Hotel em Fátima, manifestando maior exigência na qualidade e inovação nos serviços que presta.
Com uma evidente necessidade de ir acompanhando as exigências e a fim de assegurar um serviço de excelência, o Steyler Fátima Hotel foi alvo de um profundo processo de requalificação, reposicionamento e internacionalização.
Neste sentido, numa política assente na satisfação do cliente e direcionado para novos mercados internacionais, foram criados novos serviços a fim de diversificar a oferta, aumentando a designação para Steyler Fátima Hotel, Congress & Spa e a classificação de 4 estrelas.